Últimas Postagens

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 13 Nov 2014
    Inep divulga gabarito oficial do Enem 2014

    Inep divulga gabarito oficial do Enem 2014

    O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) divulgou nesta quarta-feira (12) o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014. O gabarito pode ser conferido no site e abaixo:

    http://enem.inep.gov.br/

    Os resultados individuais das notas ainda não têm data oficial de divulgação, mas estarão disponíveis neste endereço eletrônico. A previsão é que as notas sejam informadas em janeiro de 2015. Para ter acesso às informações, o candidato precisará informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha.

    O desempenho dos participantes no Enem é utilizado como critério para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o programa Ciência sem Fronteiras, além do Sistema de Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

    Provas

    No primeiro dia de prova, realizado no último sábado (8), os candidatos tiveram 4 horas e 30 minutos para responder a 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia, sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

    No segundo dia, ontem (9), os estudantes tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 95 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua inglesa, língua espanhola, artes e comunicação) e de matemática e suas tecnologias. Além disso, tiveram de fazer uma redação com o tema "Publicidade infantil em questão no Brasil".

    Eliminações

    O ministro da Educação, Henrique Paim, disse em uma coletiva de imprensa no domingo, que o MEC contabilizou a eliminação de 1.519 candidatos durante as provas do Enem em 2014. Desse total, 236 casos de exclusão foram causados pelo uso indevido do celular durante a prova. No ano passado, o governo contabilizou a exclusão de 47 pessoas pelo mesmo motivo. Houve ausência de 28,6% dos candidatos inscritos.

    Neste ano, foram aplicadas provas do Enem em 242 mil salas em locais de exame de 1.700 mil cidades. O número de inscritos (8,7 milhlões de brasileiros) foi 21,7% maior que o registrado no ano passado, quando 7,2 milhões de pessoas manifestaram interesse em fazer o exame.

    Entre os participantes, 4.990.025 já haviam concluído o ensino médio, enquanto 1.748.588 ainda irão terminá-lo neste ano. As mulheres representam 58% dos candidatos - mais de 5 milhões. Também representam 58% os inscritos que se autodeclararam negros e 37,7%, brancos.

    Segundo o MEC, aproximadamente, 75% dos candidatos não precisaram pagar a taxa de R$ 35 por carência comprovada ou por serem estudantes de escolas públicas.

    Fonte: R7

     

    Participe! Comente aqui