Últimas Postagens

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 23 Set 2017
    XXIV Feira Artística e Cultural do CEMNAS COC

    XXIV Feira Artística e Cultural do CEMNAS COC

    No dia 22/09/17, às 19h00min, no Ginásio de Esporte Antônio Alves Ribeiro, ocorreu à abertura da XXIV Feira Artística e Cultural do CEMNAS COC. Os alunos brilharam na apresentação teatral e no musical apresentado por cada turma. O evento contou com a participação dos pais, avós, primos (as), amigos, tios e tias e toda a equipe institucional.

    A Feira Cultural é uma atividade permanente do Colégio que acontece anualmente. Para a realização deste evento existe todo um preparo que inicia no primeiro semestre e se intensifica nos meses seguintes. O grande desafio da Feira Cultural é transformar os conteúdos mais significativos para cada grupo em apresentações criativas e originais, que mostrem ao nosso público, no dia do evento, uma pequena parte de todos os aspectos que foram abordados, trabalhados e aprofundados sobre o tema. Tivemos como tema: Ciência e Tecnologia transformando a relação do ser humano com o mundo.

    Tudo começa no primeiro semestre, quando professores e alunos começam a se preparar para o grande evento.  A partir da escolha do tema, os alunos fazem pesquisas, trocam informações, assistem a vídeos, ouvem música, contam histórias, enfim, utilizam-se de diferentes ferramentas para conhecer a aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

    Uma nova fase inicia quando os alunos precisam transferir todo este aprendizado para uma nova situação. É então que começam a planejar como o tema será exposto ao público. Nesta fase os alunos participam ativamente pensando em cenários, figurinos, planejando, elaborando o que vai ser falado por cada um no dia. É um processo longo, muito rico e prazeroso.

    Cabe salientar que tudo que é exposto na feira, foi construído pelos alunos, com a mediação dos professores, pois acreditamos que o importante é que eles participem ativamente do processo, que “coloquem a mão na massa”. É assim que o aprendizado se torna significativo. Também é importante lembrar que cada um tem um jeito de lidar com a apresentação no dia da feira, uns mais espontâneos, outros mais receosos. Nossa escola acredita na diversidade e respeita cada um em suas peculiaridades, por isso, entendemos que todos tiveram a mesma oportunidade de aprendizado, mas que cada um tem seu jeito próprio de exteriorizá-lo.

    O mais importante de tudo é que em todo momento esteve presente à oportunidade de aprender não somente o conteúdo, mas principalmente o trabalho em equipe, a tomada de iniciativas e decisões e a participação ativa num processo que para os alunos é coroado com um momento de muita alegria e confiança em suas capacidades pessoais.