Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 30 set 2014
    Relembre datas importantes que podem cair nos vestibulares em 2014

    Relembre datas importantes que podem cair nos vestibulares em 2014

    Este ano será repleto de datas importantes para humanidade. O destaque no calendário de 2014 envolve o campo das artes, literatura, história, política e economia. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as principais datas do ano, entre centenários e aniversários, que podem cair no Enem. É importante estar sempre ligado nos marcos históricos.

    50 anos do golpe militar no Brasil

    Com a derrocada do presidente Jango, o ano de 1964 começou com uma mudança nos rumos da nação: a instauração do regime militar, no dia primeiro de abril. O período de violenta repressão política, nacionalismo exacerbado e aumento da dívida externa perdurou por 21 anos.
    O episódio-chave do regime ocorreu há quase meio século, mas a história não foi esquecida. Em meio a mistérios, cassações, exílios políticos e desaparecimentos, a Comissão da Verdade foi criada em 2013 para investigar as violações dos direitos humanos ocorridas no período da ditadura.

    Dilma Rousseff, que foi uma ativista contra a ditadura, se manifestou sobre a Comissão da Verdade: "É como se disséssemos que, se existem filhos sem pai, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo pode existir uma história sem voz".

    20 anos do Plano Real

    Há mais de 20 anos atrás, o Brasil sofria com a forte inflação, que beirava os 47% ao mês (em 2013, por exemplo, os índices da inflação fecharam em torno de 6%, segundo o IBGE). O poder de compra do povo mudava bruscamente de um dia para o outro: uma caixa de bombons chegou a custar mais de 99.000 cruzeiros reais, em 1993.

    Depois de diversas tentativas - sem sucesso - de novas moedas, como o Cruzado Novo e o Cruzeiro, novas medidas para conter a inflação resultaram no Plano Real, organizado pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que conseguiu um mínimo controle sobre as contas públicas junto ao Congresso. Tal fato aumentou a popularidade de FHC, que sucedeu Itamar Franco na presidência.

    A criação de uma nova moeda, com valor próximo ao do dólar, se mostrou bem-sucedida: o poder aquisitivo dos brasileiros aumentou, assim como a geração de empregos. O situação econômica hoje também difere de 20 anos atrás, pois - em breve - o Brasil deve retornar ao posto de sexta maior economia do mundo. Em vista de uma possível abordagem do Enem, é ideal refrescar a memória estudando os governos pós-ditadura.

    800 anos da Língua Portuguesa

    Há oito séculos atrás, foi elaborado o Testamento de D. Afonso II, enviado aos arcebispos de Braga e de Santiago. O texto do rei é o primeiro escrito na Língua Portuguesa, que completa 800 anos em 2014, apesar da língua ser oriunda do Latim Lusitano, que data de 193 a.C.
    Com 325 milhões de falantes, o Português é uma das cinco línguas mais faladas do mundo, sendo o idioma de nove países, são eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

    O governo de Portugal vai comemorar a longevidade da língua em todo o mundo lusófono entre maio de 2014 e junho de 2015, portanto, é bom estar atento em relação a nossa língua e seus códigos, que são de extrema importância em qualquer vestibular.

    Centenário da Primeira Guerra Mundial

    A devastadora Guerra, iniciada em 1914, é um marco na história mundial. O conflito ocorrido na Europa, com cerca de nove milhões de mortos, foi causado por tensões entre as potências imperialistas, que já se preparavam com armamentos e cultivavam certo revanchismo por questões não-resolvidas.

    Após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro ao trono austro-húngaro, a guerra começou para valer e continuou por quatro anos, resultando em muita destruição e na derrota da Tríplice Aliança, grupo liderado pela Alemanha, Áustria-Hungria, Itália e pelo Império Otomano (atual Turquia).

    Após a assinatura do Tratado de Versalhes (1919), em que a Alemanha se responsabilizaria por causar a guerra, além de ceder alguns territórios aos países vencedores, o sentimento de revolta dos alemães aumentaria, junto à ascensão do nazismo, culminando na Segunda Guerra Mundial.

    60 anos sem Getúlio Vargas

    O presidente populista Getúlio Vargas, criador de várias leis trabalhistas e da maior empresa brasileira (Petrobras), está há 60 anos longe do povo. Após 15 anos no poder, entre 1930 e 1945, Vargas conseguiu assumir em 1951, mas sem a popularidade de outrora.

    Com oposições ferrenhas, como a dos conservadores, que eram contra o aumento do salário mínimo em 100%, e a de seu rival Carlos Lacerda, que o acusa publicamente de uma tentativa de assassinato, o presidente nacionalista não se sustenta no poder e se enclausura no Palácio do Catete, onde se suicida. Assim, Vargas consolida-se como um ícone, não só na memória coletiva, mas também nos vestibulares, onde não é raro encontrar questões sobre seus governos.

    Consolidação das Leis do Trabalho aconteceu durante a Era Vargas

    90 anos do Manifesto Surrealista

    Publicado por Andre Breton em 1924, o manifesto surrealista completa 90 anos em 2014. A vanguarda europeia propunha uma nova forma de enxergar as artes; tal forma seria isenta de lógica, pois acreditava que o racionalismo destruía a arte.

    Também presente no cinema, o surrealismo mergulha no inconsciente do mundo dos sonhos, no épico Um Cão Andaluz (1929), do cineasta espanhol Luís Buñuel. Já nas artes plásticas, Salvador Dalí se destaca com pinturas abstratas, expondo a verdade psicológica através de objetos distorcidos.

    Centenário da morte de Augusto dos Anjos

    Conhecido como "poeta das mortes", Augusto dos Anjos tinha obsessão pelo tema e, curiosamente, morreu jovem, com apenas 30 anos. Escritor melancólico e pessimista, teve apenas um livro publicado, intitulado Eu. Apesar do caráter obscuro, típico do simbolismo, ele apresenta escritos que o aproximam do Parnasianismo.

    Um século após sua morte, o Festival Nacional de Arte deste ano, que ocorre em João Pessoa, homenageará o poeta. Hora de dar uma atenção especial às questões de Linguagens do Enem!

    10 anos após o tsunami no Oceano Índico

    Pode parecer recente, mas o abalo sísmico que gerou as ondas gigantescas que devastaram cidades do Sudeste Asiático e algumas regiões da África já completou dez anos. Com a magnitude de nove graus na escala Richter, a catástrofe figura entre os cinco maiores abalos sísmicos dos últimos cem anos.

    O fenômeno foi causado por uma ruptura na área de convergência entre as placas tectônicas da Índia e da Birmânia. O saldo de 220 mil mortos e cidades destruídas causou a comoção do restante do mundo, que se mobilizou através de doações e operações humanitárias.

    O ano de 2014 tem inúmeras opções de temas focados em atualidades. Para se sentir preparado, a dica é conhecer um pouco sobre cada um dos assuntos que fazem aniversário esse ano.

    Fonte: Educação.Globo

     

    Escreva o seu também