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  • 02 out 2014
    Como manter o equilíbrio físico e alimentar no vestibular

    Como manter o equilíbrio físico e alimentar no vestibular

    O que faz um maratonista ter sucesso ao resistir correr 42,195 km? Não é só um ótimo condicionamento físico. É muito comum experientes maratonistas afirmarem que, além do preparo físico é necessário um controle emocional e uma enorme capacidade de resistir às dores que percorrem o corpo e os constantes desejos de desistir em função das dificuldades que aumentam a cada quilômetro percorrido.

    O vestibular é uma maratona e deve ser encarado como tal. Não basta ter o domínio do conteúdo acadêmico exigido nas provas, o que por si só já não é pouco. É também necessário ter uma preparação mais holística, ou seja, não deve se dar ênfase somente ao acadêmico, mas também aos outros fatores que são críticos para o sucesso num vestibular. Quais seriam esses fatores? Além do já mencionado fator acadêmico entrariam nesta preparação holística os fatores físico, alimentar e emocional.
    Confira a seguir dicas para cuidar dos fatores físicos e alimentares:

    Físico

    • Dormir bem à noite e, no mínimo, 7 horas por dia;
    • Hidratar-se bem com, no mínimo, 2 litros de água por dia;
    • Praticar exercícios físicos, de preferência selecionando atividades que tragam prazer e bem estar. Isso aumenta a resistência e força muscular o que auxilia na boa postura da posição sentada, além de estimular substâncias que auxiliam na diminuição do estresse (endorfina) e na potencialização do raciocínio (serotonina-neurotransmissor).
    • A prática de esportes competitivos ajuda o indivíduo a lidar melhor com as situações de pressão.
    • Se não gostar de esportes competitivos, escolha uma prática esportiva qualquer que lhe de prazer de fazê-la, pois, não custa repetir, atividade física ajuda na diminuição do estresse existente no ano do vestibular.

    Alimentar

    • Coma bem. Invista em alimentos naturais e evite refrigerantes, frituras e alimentos industrializados;
    • Alimentar-se de três em três horas. Isso proporciona eficiência fisiológica e um organismo bem nutrido;
    • Consuma alimentos ricos em Fisetina (morango, uva, tomate, salmão, carne de fígado e o ovo) que aumentam a capacidade de memorização.
    • Devemos comer, todos os dias, proteínas (alimentos construtores), carboidratos (alimentos energéticos), gorduras (alimentos energéticos), vitaminas (alimentos reguladores) e sais minerais (alimentos reguladores).

    O vestibular é estressante e exige uma determinação e uma capacidade de resiliência do vestibulando muito grande. Não basta só se organizar para os desafios acadêmicos.

    Fonte: Universia Brasil

     

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