Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 08 Set 2014
    Enem: veja como aprimorar suas técnicas de aprendizagem

    Enem: veja como aprimorar suas técnicas de aprendizagem

    "Eu quero desaprender para aprender de novo". Foi assim que Rubem Alves, famoso escritor e educador brasileiro, começou seu breve poema "Quero desaprender". A poucos meses do Enem, você não tem tempo para seguir os versos de um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, de modo que terá de descobrir métodos para aprimorar seu processo de aprendizado. Pensando nisso, reunimos três dicas para te ajudar nessa tarefa. Confira-as abaixo:

    Teste seus conhecimentos

    Todos os dias, após a aula, teste o que você aprendeu. Fazendo isso, as informações obtidas serão incorporadas a sua mente, ou seja, diferentemente do que ocorre quando você tenta memorizá-las, você as guardará por um período prolongado de tempo. Portanto, quando há um interesse em de fato aprender os conteúdos, lembrando grande parte dos detalhes, você deve optar por recuperar seus aprendizados diariamente.

    Esqueça seu celular

    Não é novidade que passar muito tempo usando smartphones prejudica o rendimento dos estudantes. No entanto, além do período de uso, outro malefício da exposição exagerada a esta ferramenta é o aumento da ansiedade, algo que influencia o desempenho dos jovens em provas e trabalhos escolares. Por isso, tente usar seu aparelho celular com moderação.

    Durma na hora certa

    Embora este pareça o discurso que sua mãe usava quando você era pequeno, esta dica tem fundamento científico. Alguns estudos apontam que não basta apenas dormir as oito horas recomendadas, você deve prestar atenção também no timing. Estudantes que dormem mais cedo, assim como aqueles que estudam antes de dormir, têm desempenhos melhores que os demais jovens. Portanto, escute os conselhos da sua mãe: durma cedo para que assim você possa absorver ainda mais os conteúdos estudados.

    Fonte: Brasil Escola

    Escreva o seu também