Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 08 jul 2014
    Como se organizar para os estudos?

    Como se organizar para os estudos?

    1ºPasso: Prática sem teoria não dá! A fase introdutória para estudar qualquer que seja a matéria é pesquisar o conteúdo central. A melhor maneira para isso é pegar nos livros. Uma dica importante: se você perceber que é um assunto no qual a muito tempo não vê, o ideal é correr esmiuçar os livros didáticos da escola.Quanto mais se forem aqueles do ensino fundamental. Não subestime o conteúdo achando que livro de 5ª série é coisa de criança. Muitas vezes, uma dúvida de vestibular é de um conteúdo passado que você não deve ter dado muita importância antes. E o melhor: os livros de ensino fundamental geralmente têm uma linguagem mais simples possibilitando que alguém que já tenha visto essa matéria se recorde facilmente dela depois.

    2ºPasso: Escrever, Escrever, Escrever... Ninguém (ou poucas pessoas que eu conheço pelo menos) tem memória flash. Então não abuse da memória! Após ler o conteúdo teórico, faça um pequeno resumo com os pontos mais importantes sobre a matéria. Antes de organizar em seu caderno faça um rascunho separado em uma folha solta. Você perceberá que o medo de escrever errado será muito menor e isso ajudará a relembrar o que foi lido.

    3º Passo: "-Vixi, esqueci!" Sem problemas, esquecer é humano. Tente o plano B. Pegue apostilas de cursinhos ou resumos na internet. Lá terá o conteúdo da mesma forma, a diferença é que estará mais resumido, dessa vez o enfoque será em relembrar os pontos mais importantes.

    4ºPasso: Leu, deu,não deu, entendeu? Depois dos passos já acima citados a próxima etapa é verificar se realmente você compreendeu o que estudou. E o melhor jeito para isso é ir se exercitando. Pegue livros didáticos (gabaritados), questões de apostilas de cursinho, e depois quando sentir que está craque no assunto pesquise questionários de vestibular (gabaritados, claro).

    5º Passo: Hora de relaxar... Quando já se sabe o conteúdo principal e se compreende de maneira critica, é sempre bom recordar de uma maneira mais dinâmica. Pesquisar um livro romance sobre o tema, filmes didáticos (não precisam ser necessariamente épicos), desenhos animados e obras de arte. O cinema tem um poder incrível de ensinar algo em questão de horas! Outra dica: ler notícias de portais online, alguns colocam acontecimentos de hora em hora, deixando você antenado com o que acontece no Brasil e no mundo.

    6ºPasso: Agora analise! Não basta só se divertir sem um propósito principal: estudar! Para isso, aproveite para fazer uma breve análise do filme, livro, ou até de uma música. Faça um resumo com sua opinião e registre no papel. Uma dica interessante: existem vários sites de blog que permitem os internautas registrar seus conteúdos gratuitamente na sua própria página da web. (exemplo: wordpreess, blogger, etc). Aproveite esse espaço, para publicar seu próprio conteúdo. Escrever estimula a criatividade, melhora a auto-estima, e permite você a praticar a redação.

     

    Por: Cristiane Mayumi Ishii

    Escreva o seu também