Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 10 jan 2015
    Verbas essenciais da Educação estão mantidas, garante ministro Cid Gomes

    Verbas essenciais da Educação estão mantidas, garante ministro Cid Gomes

    O ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), garantiu que não há preocupação em relação às políticas do governo para o setor. O tema foi abordado durante a visita ao Recife, nesta sexta-feira (09), quando ele foi questionado sobre a situação das verbas federais para programas educacionais, após o decreto que cortou R$ 1,9 bilhão no Orçamento mensal provisório.

    "A presidenta não fez corte em gastos. O Executivo mandou ao Congresso uma proposta de orçamento, essa proposta não foi votada ainda. Então, a União, todos os ministérios, estão sem orçamento. Para que a gente comece o ano, foi baixado um decreto dizendo que um percentual do orçamento vai ser disponibilizado. Tudo que é relativo a programas permanentes está assegurado", garantiu, defendendo economias em outras áreas, como contas de energia, de água e diárias de viagens.

    Enem online?

    Durante a passagem pela capital pernambucana, Cid Gomes falou também sobre a ideia de implantar uma versão online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ideia é de que os candidatos possam ir a um mesmo local, durante determinado prazo, e responder as questões, dando mais flexibilização ao modelo atual da prova.

    "Num livre pensar, eu disse que - e não estabeleci prazo para isso - a tendência natural é de que a gente não precise mais de todo esse aparato de guerra que é a realização de um exame único, no mesmo dia, em todos os lugares do Brasil", explicou o ministro, ressaltando que a ideia é algo mais para ‘médio prazo'.

    A divulgação das notas do Enem 2014 deve acontecer na próxima terça-feira (13) e esse é o foco do ministério, no momento. "Nós temos uma boa notícia, que é a oferta de matrícula em instituições públicas, ou seja, em que os estudantes não vão precisar pagar mensalidades, aumenta 20% esse ano em relação ao ano passado", aponta.

    Concursos em Pernambuco

    O ministro aproveitou também para anunciar que vai autorizar o concurso para contratação de 90 professores no Instituto Federal de Pernambuco, no Recife, e de outros 15 no Instituto Federal do Sertão do estado, destacando a importância do ensino técnico no desenvolvimento do país.

    Experiência exitosa

    Durante a longa agenda cumprida nesta sexta no Recife, o ministro visitou uma escola infantil e assinou uma ordem de serviço para construção de uma unidade de referência na capital pernambucana. À tarde, foram apresentados ao ministro os dados da evolução de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) -- atualmente, o estado ocupa o quarto lugar no ranking do país. "O meu papel como ministro é conhecer boas experiências e procurar disponibilizá-las, compartilhá-las com as demais redes do país", aponta.

    Gomes defendeu ainda uma maior integração entre estados e municípios, em busca da matrícula na idade certa dos estudantes, começando com a alfabetização. "É fundamental que o estado assuma [a responsabilidade] junto aos municípios, em forma de apoio desde a base", afirma, dizendo ainda que quer um grande pacto dos entes da federação com o governo federal.

    Fonte: G1

     

    Escreva o seu também