Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 05 nov 2014
    Lista de proibições no Enem inclui porte de boné, óculos escuros, caneta azul, burca e Bíblia

    Lista de proibições no Enem inclui porte de boné, óculos escuros, caneta azul, burca e Bíblia

    Os mais de 8,7 milhões de candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 devem ficar atentos em relação aos objetos que não podem portar nos próximos 8 e 9 de novembro, dias das provas. A restrição atinge uma série de materiais, entre eles, a caneta com tinta de cor azul. O edital aponta que os estudantes devem utilizar apenas caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente para marcar o gabarito.

    Antes de entrar na sala, o inscrito receberá um envelope para guardar todos os pertences. Devem ser colocados, diante do fiscal de provas, no porta-objetos: lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e óculos escuros.

    No saco plástico devem ser comportados também quaisquer dispositivos eletrônicos desligados, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, celulares, smartphones, tablet, gravador, pen drive, mp3 ou similar, relógio, itens de chapelaria ou alarmes de qualquer espécie e qualquer receptor ou transmissor de mensagens, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Recomenda-se que retire a bateria do smartphone para o caso do despertador tocar mesmo com o telefone desligado, por exemplo.

    O participante sabatista deve guardar também no envelope materiais de cunho religioso, como Bíblia, livros etc. Quanto às indumentárias, como burca ou solidéu, caso não seja possível guardar no porta-objetos, o item será revistado pelos fiscais. Estão proibidos ainda almofada, travesseiro e cobertor.

    O estudante só vai poder ingressar na sala de provas com todos os itens guardados, o envelope lacrado e identificado. O pacote deve ficar embaixo da carteira até a conclusão do exame, esclareceu o Inep.

    Vale lembrar que será válido para identificação apenas documentos com foto, a exemplo da cédula de identidade (RG), passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho. Carteiras de estudante ou crachás de natureza privada, por exemplo, não serão aceitos.

    Fonte: Tribuna do Ceará

     

    Escreva o seu também