Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 29 ago 2014
    Movimentos literários no Enem

    Movimentos literários no Enem

    Você já deve saber que a abordagem sobre os movimentos literários no Enem acontece de maneira peculiar, não é mesmo? Em vez de cobrar do candidato especificidades sobre cada escola literária, o exame exige a compreensão das características gerais e, principalmente, saber relacionar a Literatura com as várias funções linguísticas, assim como com os mecanismos para a elaboração de um texto literário.

    Para ajudar você a entender melhor como é a prova de Literatura do Exame Nacional do Ensino Médio, aqui estão as principais características das escolas literárias mais cobradas no Enem ao longo dos dezoito anos de realização do exame. É importante também que você conheça o contexto histórico e social em que cada movimento literário esteve inserido, pois assim você estará preparado para contextualizar a Literatura com outros elementos fornecidos nas questões, como imagens, cartuns, tirinhas e anúncios publicitários. Bons estudos!

    Estilos de Época no Enem

    Fase Colonial

    ▪ Quinhentismo: ficou conhecido como a primeira escola literária brasileira. Seu principal texto foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, que embora seja um relato de viagem, possui considerável valor literário. Os textos do Padre José de Anchieta também foram muito importantes.

    ▪ Barroco: A principal característica do Barroco esteve na linguagem: rebuscada e repleta de jogos de palavras e ideias, além de uma primeira tentativa de abrasileiramento da linguagem literária. Seus principais representantes foram Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

    ▪ Arcadismo: As principais características do Arcadismo foram a valorização da natureza e a ruptura com o estilo barroco, que valorizava o rebuscamento da linguagem. Seus principais representantes foram Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa.

    Fase Imperial

    ▪ Romantismo: As principais características do Romantismo foram a liberdade de criação, o sentimentalismo, a supervalorização do amor, a idealização da mulher e a evasão no tempo e no espaço. Principais representantes: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e José de Alencar.

    ▪ Realismo: As principais características do Realismo foram a apresentação de cenários urbanos como principais ambientações das obras, ironia e análise do perfil psicológico das personagens. Seus principais representantes foram Machado de Assis e Lima Barreto.

    ▪ Parnasianismo: As principais características do Parnasianismo foram a objetividade, o racionalismo, a impessoalidade e o grande apuro estético, sobretudo quanto à forma do poema. Seus principais representantes foram Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

    Fase Moderna

    ▪ Simbolismo: caracterizou-se pelo resgate dos valores do Romantismo, como a valorização do sonho e dos mistérios da morte. Seus principais representantes foram Eugênio de Castro e Cruz e Sousa.

    Modernismo e Tendências Contemporâneas

    ▪ Modernismo (1ª fase): A principal característica da primeira geração do Modernismo foi a tentativa de fortalecer a identidade brasileira nas manifestações artísticas em uma ruptura estética com os movimentos literários anteriores. Compreendeu a produção literária entre os anos de 1922 até 1930. Seus principais representantes foram Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Manuel Bandeira.

    ▪ Modernismo (2ª fase): Esteve inserida na segunda fase do Modernismo toda produção literária concebida entre os anos de 1930 e 1945. A segunda geração modernista ficou caracterizada pela vasta produção em prosa e verso. O universo temático girou em torno do destino do homem e de sua condição. Seus principais representantes foram Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Murilo Mendes.

    ▪ Modernismo (3ª fase): A terceira fase do Modernismo ficou caracterizada por um apuro e rigor formal bem diferentes do padrão estético dos primeiros modernistas, com escritores que exploravam a forma literária e também a linguagem, a qual ganhou contornos experimentalistas. Seus principais representantes foram João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e Ariano Suassuna.

    ▪ Concretismo: A principal característica do Concretismo foi a tentativa de distinguir a forma do conteúdo, conferindo um caráter abstrato tanto na poesia quanto nas artes plásticas. Seus principais representantes foram Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari.

    Fonte: Brasil escola

     

    Escreva o seu também