Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 13 mar 2015
    Aplicativo para smartphones auxilia aprendizado sobre educação financeira

    Aplicativo para smartphones auxilia aprendizado sobre educação financeira

    Foi lançado hoje (11), no Rio de Janeiro, um aplicativo para smartphones que pretende aproximar da população temas econômicos como mercado de capitais, finanças, economia e planejamento. O foco principal da iniciativa são os jovens universitários, que poderão aprender mais sobre o tema por meio de jogos.

    O aplicativo foi apresentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) durante a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, que vai até domingo (15) e tem como objetivo incentivar a atuação das escolas na promoção do tema.

    De acordo com o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco, a autarquia já havia feito jogos educativos para o público do Portal do Investidor (http://www.investidor.gov.br/), mas foi tirado do ar após a constatação de que a tendência da juventude é migrar as atividades para o smartphone.

    "É o primeiro aplicativo que a CVM desenvolve para celular. Já tivemos games e desafios no portal. A gente tomou essa iniciativa porque o público jovem é importante para a CVM. Quando a pessoa está se formando é uma boa oportunidade de, nessa faixa etária, começar a formar atos de poupança, se interessar um pouco mais sobre planejamento financeiro e também investimentos", salientou.

    O aplicativo CVM Jogos consiste em reunir quatro jogos de perguntas e respostas que ensinam aspectos da educação financeira e do mercado de capitais. Por enquanto, só está disponível o jogo Caminho Financeiro, feito com base no livro TOP Mercado de Valores Mobiliários, disponível no site. Os demais serão lançados até o fim do ano. O aplicativo só está disponível para o sistema Android, e a versão para iOS será lançada em breve.

    O jogo permite login pelas redes sociais e tem um ranking que mostra a pontuação dos jogadores, além de oferecer três fases que aumentam o nível de dificuldade. Vasco destaca que o jogo é bastante competitivo e exige algum conhecimento sobre o assunto. "Para ir bem no jogo nós recomendamos ler o livro, pois para acertar todas as questões tem que estar bem afiado".

    A semana de atividades é organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), com o objetivo de divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira - política pública lançada em 2010 para promover o tema e contribuir para o fortalecimento da cidadania, da eficiência e solidez do sistema financeiro nacional. A primeira edição do evento ocorreu em 2014, com mais de 170 iniciativas em todo o Brasil. Este ano são mais de 500 atividades.

    Na semana de mobilização, a CVM lança também o Guia CVM de Planejamento Financeiro, com orientações práticas para o planejamento pessoal; o livro Mercado de Derivativos no Brasil: Conceitos, Produtos e Operações, produzido em parceria com a Bolsa de Valores de SDão Paulo (BM&FBovespa), para esclarecer o tema aos estudantes universitários; o folheto CVM Educação Financeira, com um resumo sobre as principais atividades educacionais desenvolvidas pela autarquia; e a segunda edição do livro Relações com Investidores: Da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais. Todas as publicações estão disponíveis no Portal do Investidor.

    Fonte: EBC

     

    Escreva o seu também