Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 02 set 2014
    8 Dicas para estudar atualidades para o ENEM

    8 Dicas para estudar atualidades para o ENEM

    As atualidades são fatos ocorridos recentemente. Elas são muito cobradas em provas de vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concursos públicos. O objetivo dessa cobrança é analisar a capacidade dos candidatos em relacionar os acontecimentos recentes do cotidiano com conteúdos estudados em sala de aula e, também, avaliar a análise crítica e poder de argumentação dos candidatos.

    Para conseguir se manter bem informado, atualizado e apto para resolver com mais tranquilidade as questões que abordam esses assuntos, é preciso ler muito e estar sempre atento às notícias e informações. O ideal é buscar essas informações em mais de uma fonte, visando compreender o que de fato ocorreu, observando os diferentes lados de uma notícia a fim de formar sua própria opinião.
    Vale ressaltar que em uma prova os boatos devem ser descartados, apenas os fatos são importantes. Lembre-se também de priorizar aqueles fatos com mais destaques na mídia, ou que sejam recorrentes, esses têm mais chances de aparecerem nas provas.

    Abaixo listamos algumas dicas de como estudar atualidades para o ENEM, que podem ser muito úteis a vocês que estão se preparando para uma das provas mais importantes de suas vidas.

    Assista a jornais em diferentes meios de comunicação, buscando observar os diferentes pontos de vistas com o intuito de formar sua própria opinião;

    Leia diferentes revistas, sejam elas especializadas ou generalistas;

    Assista a programas de entrevistas, são ótimas oportunidades de ouvir diferentes pontos de vistas e opiniões;

    Faça pesquisas na internet, assine as atualizações das principais notícias do mundo;

    Visite os maiores portais de notícias na internet diariamente, o conteúdo geralmente é de qualidade, mas cuidado com a imparcialidade;

    Converse e discuta com outros colegas e professores durante as aulas, proponha debates e organize grupos de discussão;

    Busque escutar os dois lados de uma notícia, nem sempre acredita na primeira notícia que ler ou ouvir;
    Por fim, não se restrinja apenas ao Brasil, busque notícias globais.

    Os benefícios em estar bem informado

    Além da necessidade desses conhecimentos para as questões especificas que abordam esses assuntos de forma explícita, é comum também a cobrança implícita nas questões, como na Redação ou nas questões multidisciplinares, tão comuns no ENEM.

    Fonte: Mundo Vestibular

    Escreva o seu também