Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 03 jul 2014
    Aprenda a responder perguntas com charges no Enem 2014

    Aprenda a responder perguntas com charges no Enem 2014

    Mas, afinal: como acertar esse tipo de questão e garantir um bom desempenho no Enem 2014? Para ajudar você elaboramos um passo a passo que pode ajudá-lo a acertar as perguntas que envolvem tirinhas:

    1 - Entenda a linguagem como um todo

    As tirinhas são compostas pela linguagem verbal (que são os diálogos e frases) e a não verbal (representada pelas imagens). Uma completa a outra, portanto entender as duas é essencial para compreender a mensagem que está sendo passada.

    2 - Compreenda o humor

    O humor nas tirinhas é baseado na ambiguidade, ou seja, na dualidade de sentidos. Isso significa que uma frase pode ter um significado diferente daquele que seria óbvio, portanto é essencial que o estudante tente encontrar qual é o sentido que o autor quis dar à frase.

    3 - Perceba como a comunicação ocorre

    As tirinhas têm comunicação rápida, pois devem passar a sua mensagem num espaço curto. O aluno deve estar preparado para interpretar o que está sendo dito na mesma velocidade, caso contrário não conseguirá compreender a charge. Perceber a sequência dos quadros (o que inclui imagens e textos) é crucial. Para treinar antes do Enem, leia questões desse tipo em provas anteriores e procure interpretá-las.

    Fonte: Universia Brasil

    Escreva o seu também