Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 21 mai 2014
    Criança e arte.

    Criança e arte.

    Hoje, a sociedade valoriza as ideias, talentos, originalidade e mentes criativas. A arte proporciona à criança o desenvolvimento deste seu potencial, estimulando-a para que se torne um adulto presente, participativo no processo de construção da sociedade e tenha uma vida de colaboração, de sucesso e de felicidade.

    Uma boa ideia é fruto de criatividade. Quanto mais desenvolvermos a criatividade na criança, mais inovadora, mais talentosa ela será.

    Colocar a criança no papel de artista é ampliar sua visão de mundo. A criança precisa ter a oportunidade de se manifestar, de se expressar com o seu corpo.

    A arte amplia horizontes e oportuniza para a criança experiências, estimula a imaginação e desperta a sensibilidade. Nas mãos da criança, tudo se transforma, tudo ganha vida, ela quer entender e conhecer o mundo. A arte é a porta de entrada para a imaginação, para o desenvolvimento, instiga a criança a criar. Dentro da arte, podemos desenvolver quatro linguagens:

    ARTES VISUAIS - Na observação e manuseando materiais, a criança exercita o sentido estético e seleciona imagens, se expressa. Perceber e sentir são o caminho para a autoexpressão. Nos desenhos, as crianças expressam seus desejos, seus sonhos e seus amores.

    MÚSICA - Desenvolve habilidades de ouvir, criar ritmos e conduz a expressão de sentimentos e emoções.

    DANÇA - Desenvolve equilíbrio, harmonia corporal, trabalha músculos e mente e aumenta a autoestima.

    TEATRO - Traz para o palco o mundo real de forma lúdica. Seja como observador ou aprendendo a interpretar, as crianças aprendem a conhecer a si próprios e a descobrir o mundo.

    Com a arte, a criança pode expressar os seus sentimentos, vivenciar novas experiências, criar hábitos e atitudes, sentimentos e valores que vão acompanhá-la por toda a vida.

    Fonte: ZigZigZaa

    Escreva o seu também