Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 30 mai 2014
    Cinco dicas para você melhorar sua interpretação de texto

    Cinco dicas para você melhorar sua interpretação de texto

    Manter o hábito da leitura e saber analisar o texto são condições importantes para o sucesso do candidato em uma prova de vestibular. No dia do teste, o aluno precisa estar preparado para encarar diferentes gêneros e tamanhos de textos. A seguir, dicas de duas especialistas.

    1 - Mantenha o hábito da leitura

    O treinamento é essencial para quem deseja alcançar o sucesso em qualquer atividade. Segundo a professora de literatura e gramática do Cursinho da Poli, Cristiane Bastos, é preciso treinar para saber interpretar um texto. "Ler faz com que o aluno aumente seu vocabulário e treine a interpretação. Candidatos ao vestibular podem também criar o hábito de ler textos longos para desenvolver a concentração", diz.

    Jornais diários e revistas da preferência do aluno podem ser bons instrumentos de leitura. A professora do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e doutora em lingüística, Lucília Garcez, afirma que ler qualquer gênero textual e se atentar aos detalhes fazem com que o vestibulando desenvolva a capacidade de interpretação. "Crônicas, contos, jornais e revistas devem ser lidos diariamente para o aluno saber interpretar linguagem figurada e identificar múltiplos significados de uma mesma expressão", esclarece.

    2 - Aprenda a resumir


    Fazer fichamento antes da prova e resumir textos após a leitura são importantes também para a interpretação. A professora Cristiane indica que resumos dão ao aluno a capacidade de síntese. "Fazer um resumo depois de ler o texto ajuda a sintetizar. Dessa forma é possível reproduzir o que se entendeu de um texto longo, por exemplo, em poucas palavras", afirma.

    3 - Leia mais de uma vez o mesmo texto ou enunciado


    A boa compreensão de um texto é feita com mais de uma leitura. Na primeira, identificam-se as informações principais e após a segunda, o leitor consegue observar detalhes e entender o seu completo significado. Segundo Lucília, o aluno precisa entender do que se trata o texto e identificar outras questões. "Um texto ou enunciado deve ser lido mais de uma vez. O candidato ao vestibular pode, inclusive, grifar as principais informações. Na prova, é interessante que se leia a questão, leia as respostas e volte para a questão, para garantir um bom entendimento do que foi pedido", diz.

    4 - Mantenha um diálogo com o texto


    Depois de ler algumas vezes e grifar os principais pontos do texto é importante que o aluno faça perguntas para si referentes à leitura. A professora Lucília explica que questionar-se sobre o que acabou de ler faz com o que candidato ao vestibular preste atenção em cada detalhe e consiga interpretar o texto. "Ele deve se perguntar qual o gênero textual, que ideia aquele texto defende e responder questões relacionadas às informações grifadas durante a leitura", confirma.

    5 - Identifique gênero, referências e outros detalhes


    Após a leitura e ao fazer questionamentos para si sobre o que está estudando, o aluno deve identificar cada detalhe disposto no texto. Saber se é uma reportagem, um texto literário ou outro gênero é o primeiro passo. Depois, é interessante identificar a autoria, descobrindo se é de algum jornalista conhecido ou de alguma autoridade, por exemplo.

    Lucília afirma que outros detalhes são importantes também, como analisar o papel de cada voz que aparece no texto, saber se ele faz referência a um fato histórico ou a outros textos e separar diferentes tipos de informação. "O aluno deve ler algumas vezes, grifar o que achar importante, identificar a ideia defendida pelo texto e a partir daí compreender quem fala, se há linguagem figurada, se o texto se refere a um fato marcante e se a autoria é de uma pessoa conhecida. Assim, ele treina seu poder de interpretação e conseguirá enxergar todas as informações inseridas nos enunciados do vestibular", finaliza.

    Fonte: Universia Brasil

     

    Escreva o seu também