Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 05 ago 2014
    Terminei minha redação no Enem, o que eu faço?

    Terminei minha redação no Enem, o que eu faço?

    Depois de tanto tempo escrevendo, você finalmente colocou o último ponto final no seu texto da redação do Enem. Ótimo, certo? Contudo, antes de levantar da sua cadeira e entregar sua prova ao examinador, você tem que fazer uma última coisa: revisar.

    Reler seu texto atentamente permite que você edite seus argumentos, apagando sentenças que não são tão relevantes para a compreensão do seu ponto de vista e acrescentando ideias que você se esqueceu de incluir. Por isso, neste momento da prova, finja que você é o avaliador: corrija os erros de português. Além disso, verifique se sua dissertação atende aos requisitos da prova:

    1 - Norma culta de língua: pergunte-se se você seguiu as regras gramaticais e evitou marcas de oralidade, por exemplo. Cometer esses erros podem custar importantes pontos.

    2 - Compreensão da proposta: você seguiu as exigências da redação? Estruturou corretamente seu texto dissertativo? Repare também se você foi original ou se fez uso de clichês.

    3 - Argumentação: reflita se você foi capaz de convencer seu leitor da sua tese e se você selecionou fatos, citações e opiniões adequadas ao tema.

    4 - Coesão: certifique-se de que há harmonia entre os elementos do seu texto e de que você usou os conectivos corretamente.

    5 - Solução: avalie se sua proposta para resolver o problema da prova considerou os direitos humanos e as diversidades culturais. E não se esqueça de verificar se é possível colocá-la em prática.

    Fonte: Universia Brasil

     

    Escreva o seu também