Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 03 mar 2014
    Carnaval

    Carnaval

    O carnaval é uma festa popular do povo brasileiro. É uma festa móvel sem dia determinado, porém antecede a quaresma.

    Esta festa acontece no país todo, sendo que em cada localidade prevalece um tipo característico.

    O mais conhecido é o carnaval de rua. Desde os tempos mais antigos, as pessoas se juntavam em grupos, chamados blocos, e se caracterizavam com roupas engraçadas e divertidas. Saíam com seus grupos de batucada, dançando, cantando as marchas carnavalescas e se divertindo muito.
    Com o passar dos anos a festa de carnaval mudou muito.

    No Rio de Janeiro há o predomínio dos sambas, pagodes e os sambas enredo apresentados pelas escolas de samba. Este carnaval é conhecido mundialmente em razão das belezas das fantasias, como das baianas, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, além das alegorias, carros enfeitados, variando de acordo com o enredo ou tema da escola de samba.

    Uma outra festa bem conhecida mundialmente é a de Olinda e a de Recife, em Pernambuco, com apresentações de frevo, uma dança de ritmo eletrizante. Dançarinos fazem acrobacias e malabarismos dançando com sombrinhas e mostrando grande habilidade com as pernas. Existe ainda a disputa pelos bonecos gigantescos, caracterizados de personagens políticos, que fazem grande alegria da população.

    O carnaval de Salvador diferencia-se desses outros por contar com os trios elétricos, que passeiam pelas ruas da cidade. Os trios são caminhões montados com grandes aparelhagens de som, muito potentes, para poderem se propagar nas ruas. Cantores famosos fazem a festa do povo, cantando e dançando em cima dos carros, puxando grandes multidões.

     

    Fonte: Escola Kids

     

     

     

    Escreva o seu também