Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 21 ago 2014
    Estude em grupo para o Enem 2014

    Estude em grupo para o Enem 2014

    Preparando-se para o Enem? Se a resposta for positiva, como é para a maioria dos jovens brasileiros nessa época do ano, você sabia que estudar em grupo pode ser muito benéfico? Pois saiba que, faltando pouco tempo para a prova, juntar-se aos seus amigos pode ser uma solução para dar conta de todos os conteúdos. Descubra como:

    Amigo é aquela pessoa com quem você se diverte e que te motiva a continuar apesar dos problemas, certo? Então, preparar-se para o Enem juntos não será diferente. É verdade que estudar não é uma atividade recreativa, mas rever os conteúdos com alguém que você gosta certamente é mais agradável. E, quando você tiver vontade de desistir, ele te encorajará a continuar.

    Além disso, mesmo que vocês se conheçam a vida inteira, vocês não agem da mesma forma, ou seja, vocês possivelmente têm métodos de estudos diferentes. Sentar com um amigo para estudar pode ser uma ótima oportunidade para você rever a maneira como você encara os conteúdos, sem mencionar o fato de que vocês podem compartilhar anotações, ampliando a gama de informações sobre determinado assunto.

    Outro aspecto positivo é que o estudo em grupo desperta o debate. Se você não sabe como resolver determinada questão ou está com dúvida em algum conteúdo, seu amigo pode ajudá-lo nisso. Juntos, vocês podem discutir a dúvida e chegar a uma resposta.

    Embora estudar em grupo seja muito benéfico, os resultados não serão positivos se o estudante não tiver foco, afinal reuniões de estudos podem, muitas vezes, se tornar um momento para colocar o papo em dia. Portanto, para que a reunião não vire bagunça, é importante que todos os membros do grupo permaneçam atentos aos conteúdos e exercícios.

    Estudar pode ser bastante cansativo, principalmente quando se quer retomar uma série de conteúdos em um espaço curto de tempo. Por isso, além do foco, é essencial que todos tenham energia. O cansaço contagia, de maneira que estudar em grupo, nessas condições, não renderá como de costume. Na verdade, as chances de você prejudicar os seus colegas são bastante altas.

    O Enem ocorrerá nos dias 08 e 09 de novembro, então mãos a obras! Com essas dicas em mente, você já pode montar seu grupo de estudos e continuar a se preparar para a prova desse ano.

    Fonte: Universia Brasil

    Escreva o seu também