Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 12 mai 2014
    4 passos para melhorar a sua capacidade de escrita

    4 passos para melhorar a sua capacidade de escrita

    1 - Estratégia

    Antes que você pegue uma caneta e uma folha de papel é importante desenvolver uma estratégia de escrita. Dependendo da sua dificuldade ao escrever, a estratégia deve possuir aspectos diferentes. Por exemplo: se você sente que não consegue colocar as ideias no papel, tente estabelecer um tempo limite para escrever sobre um assunto que você já tenha intimidade. Além de ajudá-lo a escrever mais rapidamente, essa técnica pode desenvolver a capacidade de transformar pensamentos em palavras.

    2 - Propósito

    Tão importante quanto a estratégia, ter um propósito ao escrever é essencial para melhorar a escrita. Antes de começar a escrever, pondere sobre o que você quer passar no seu texto e quais são os caminhos que você deve tomar para chegar a uma conclusão. Para isso, escreva frases soltas ou conceitos sobre os principais aspectos a serem abordados no seu texto e faça o desenvolvimento a partir disso. Ao saber quais são os seus propósitos, escrever se torna um desafio menor.

    3 - Leia

    Um dos exercícios mais eficazes para melhorar a escrita é a leitura. Tenha o hábito de ler, e não necessariamente só livros: leia histórias em quadrinhos, revistas, crônicas, etc; Qualquer tipo de leitura é válida para desenvolver a capacidade de organizar melhor as ideias e escrever bem.

    4 - Pratique

    Por fim, assim como qualquer outra habilidade, a escrita também requer prática. Tenha o hábito de escrever os seus pensamentos, e pense na possibilidade de ter um diário. Ao ter o costume de transformar suas ideias e palavras, escrever sobre outros assuntos será mais fácil.

    Fonte: Universia Brasil

     

    Escreva o seu também