Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 22 ago 2016
    Dia do Folclore no CEMNAS COC

    Dia do Folclore no CEMNAS COC

    O folclore é comemorado no dia 22 de agosto. É uma tradição cultural de um povo, onde costumes, lendas, crenças e festas populares são transmitidos de geração em geração.

    A palavra folclore é composta por duas outras palavras, significando o conhecimento de um povo. Sua origem é inglesa – folk (povo) e lore (conhecimento).

    Várias coisas podem ser de origem folclórica, como músicas, histórias e personagens, brincadeiras, remédios caseiros, adivinhações, comidas típicas, trajes, simpatias, artes, dentre outras.

    Cada região tem suas características próprias, o seu jeito de ser e de viver, que determina como é esse povo, seus gostos e aquilo que consideram importantes.

    Como danças podem destacar algumas que são mais conhecidas popularmente, como festas de quadrilha, catira, carimbó, bumba-meu-boi e maculelê.

    Nas histórias destacamos os personagens como Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Iara (mãe d’água), Mula-sem-Cabeça, Lobisomem, Curupira e Boi-Tatá. Porém, existe uma infinidade deles, variando de acordo com cada região.

    O folclore tem características muito engraçadas e as simpatias é uma delas. Dizem que quando uma visita não vai embora de nossa casa é só colocar uma vassoura atrás da porta, que logo a mesma resolve partir.

    E para comemorar o dia do folclore, os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I se caracterizaram com roupas típicas de personagens das histórias.