Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 01 jul 2014
    Habilidades e estratégias de estudos para alunos do ensino médio

    Habilidades e estratégias de estudos para alunos do ensino médio

    Todo mundo aprende de uma maneira diferente. A melhor maneira de melhorar suas habilidades de estudo é primeiro descobrir como você aprende. Aqui estão os diferentes tipos de estilos de aprendizagem:

    Se você consegue lembrar das coisas melhor, ouvindo alguém te explicando, ou acha que pode alcançar mais resultados com alguma música leve ou barulho de fundo quando você estuda, é mais provável que você seja um aprendiz Auditivo. Tente gravar as aulas ou debates e reproduzi-los mais tarde, quando você se sentar para estudar.

    Se você precisa ver as coisas escritas ou prefere ler o seu livro didático para compreender o material, você é provavelmente um aprendiz mais visual. Tome notas durante a aula para que você possa lê-las mais tarde. Tente colocar o seu material em organogramas gráficos ou desenhe imagens para te ajudar a lembrar.

    É pondo a mão na massa que você aprende melhor? Você pode ser um aprendiz Tátil / Cinestésico. Desempenhar um papel, recriar cenas ou projetos e bastante movimentação poderá ajudá-lo a estudar de forma mais eficaz.

    Aprenda habilidades de gerenciamento de tempo. Organização é a chave para melhorar as competências e estratégias de estudo. Defina um plano antes de começar e cumpra-o. Isso não só irá ajudá-lo a realizar seus objetivos, irá te manter nos trilhos, com relação ao tempo.

    Estude em períodos curtos. Não há nada pior do que se esgotar quando você está tentando estudar. Não tente fazer uma maratona de estudos, porque você não será capaz de lembrar de tudo de uma vez. Faça pausas de vez em quando entre capítulos ou temas para dar um descanso ao seu cérebro!

    Bloqueie as distrações. Algumas boas dicas de estudo incluem desligar o telefone, desligar o seu programa de mensagens instantâneas e a TV, e fechar a porta.Nada vai inviabilizar o seu estudo tão rápido quanto as interrupções. Se você realmente quiser ser bem sucedido, você precisa se concentrar.

    Última hora não é a resposta! Uma das mais importantes habilidades de estudo no ensino médio é não adiar. Não deixe para estudar para uma prova até o último minuto. A maioria dos professores lhe avisam com muita antecedência sobre um próximo teste. Estude pequenas partes de cada vez durante um período de dias e você vai se lembrar mais. Então você pode rever tudo logo antes do teste, se for necessário.Você pode se surpreender com o quanto você realmente se lembra.

    Leve o seu tempo, faça um plano, e fique com ele. A chave para melhorar as estratégias de estudo e habilidades, é estudar com esperteza, não em excesso. Não adiar e não se distrair. Agora que você sabe como estudar, você vai tirar a nota máxima na prova mais cedo do que você pensa!

     

     

    Escreva o seu também