Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 16 abr 2014
    10 dicas de sucesso nos estudos

    10 dicas de sucesso nos estudos

    A diferença entre os sentimentos positivos e negativos está no esforço e dedicação dos estudantes aos estudos. Para que você faça isso de maneira eficiente e consiga as notas que precisa separamos algumas dicas de sucesso

    1. Regularidade

    estudar e ir para as aulas com regularidade. Não espere até a noite anterior às provas para estudar e revisar os conteúdos, ou para fazer um trabalho. Você sabe que o resultado não será tão bom quanto deveria e que as notas baixas serão justas, já que você não se esforçou como poderia.

    2. Concentração

    É muito fácil perder a concentração, especialmente com matérias que você não gosta ou tem dificuldades. Para evitar esse tipo de problema você deve fazer uma leitura ativa, ou seja, fazer anotações, grifar os textos e procurar por materiais de apoio que podem ajudá-lo a entender melhor o conteúdo, como dicionários ou livros teóricos sugeridos pelos alunos. Tenha cuidado também com o ambiente em que estuda. Garanta que esteja limpo, bem organizado e livre de quaisquer fontes de distração, como sons altos.

    3. Organização

    Outra maneira de ser mais eficiente nos estudos é organizar os materiais de acordo com o grau de dificuldade ou preferência. Coloque como prioridade aquilo que tem mais dificuldade e vá passando para as tarefas mais simples. Se fizer o contrário já estará cansado demais para lidar com as matérias que não gosta e entrará em um círculo vicioso de frustração com conteúdos que não são tão difíceis.

    4. Rotina

    Crie uma rotina para seus estudos, de forma que eles sejam realmente absorvidos, e não decorados. Você deve questionar, ou seja, analisar criticamente o que está sendo proposto. Ler de maneira ativa, com anotações e materiais de apoio. Recitar o texto caso seja necessário e você tenha dificuldades de interpretação. Fazer um pequeno resumo em que estejam inseridos os principais conceitos. E, para finalizar, revisar tudo o que estudou para os testes e outros trabalhos avaliativos.

    5. Material de apoio

    Fazer seu próprio material de apoio é muito eficiente. Você pode reescrever os textos, de forma que eles estejam mais fáceis de entender e interpretar, fazer um glossário que contenha os principais conceitos da matéria e, dependendo da disciplina, fazer diagramas e desenhos ilustrativos. Essa dica é válida principalmente para os estudantes que possuem mais tempo e podem dedicar-se completamente aos estudos. Além de ajudá-lo com a assimilação dos tópicos, também é ótima para aprimorar a memória.

    6. Professor

    Depois de fazer suas anotações e revisões, você pode pedir para um professor revisar esse material de maneira que aponte possíveis falhas e pontos fracos em que você precisa de maior dedicação.

    7. Grupos de estudo

    Estudar em grupos ajuda você a manter-se motivado e aumentar o entusiasmo pelo curso, além de aprimorar a capacidade de concentração, já que exige mais foco por estar rodeado de colegas, cooperação e comunicação. Vocês podem debater os temas apresentados em classe e compartilhar estratégias de estudo para que todos melhorem.

    8. Teste-se

    Fazer questionários e provas para si mesmo irá ajudar você a concluir os estudos com mais segurança antes da prova. Você também pode pedir que um colega faça outra prova e vocês troquem testes para depois de se avaliarem mutuamente.

    9. Crie associações

    Nenhuma matéria está isolada da outra e você deve aplicar esse conceito para seus estudos. Relacione os tópicos tratados em sala de aula e, se necessário, peça ajude de um professor para que você faça essas conexões corretamente.

    10. Descanso

    Parte essencial para o sucesso de seus estudos é que você mantenha o equilíbrio emocional. Aproveite os momentos de lazer para se divertir e pensar em outras coisas, que estejam fora do âmbito acadêmico e de suas ansiedades rotineiras. Não se esqueça de manter o sono sempre em dia durante a semana, sem extrapolar nenhuma hora da madrugada preocupado com o teste do dia seguinte.

     

    Fonte: Universia Brasil

     

    Escreva o seu também