Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 11 dez 2014
    ITA anuncia expansão para dobrar número de alunos em São José

    ITA anuncia expansão para dobrar número de alunos em São José

    O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vai dobrar a capacidade para receber estudantes de graduação em São José dos Campos. A partir do próximo ano, a instituição dará início a um projeto de expansão e vai ampliar, de maneira gradativa, o total de vagas na graduação, que deve chegar a 1.200 alunos. O edital para licitação da primeira etapa da obra foi publicado nesta semana no Diário Oficial da União.

    A primeira fase do projeto de expansão prevê investimentos de R$ 49 milhões pelo governo federal. O prazo para conclusão do primeiro módulo é de 12 meses, mas as novas vagas só devem ser abertas a partir de 2017. Ao todo, o projeto prevê a construção de três novos prédios que devem abrigar novas salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e alojamentos para os estudantes.

    De acordo com o pró-reitor de extensão e cooperação Anderson Correia, a expansão do instituto atende a necessidade de oferecer maior número de profissionais ao mercado de engenharia e aeronáutica no país. "Os alunos do ITA têm muita facilidade para entrar no mercado de trabalho e as empresas tem cobrado mais alunos do ITA. O mais importante é formar uma boa mão de obra para provocar o impacto na indústria que o instituto sempre provocou", afirma.

    Segundo Correia, um dos principais desafios do ITA é manter a qualidade de ensino. Atualmente, o vestibular da instituição é um dos mais concorridos do país e conta com 170 vagas para quase 8 mil concorrentes por ano. Com as obras de expansão, as vagas pela seleção devem chegar a 240.

    Para garantir o reconhecimento no ensino, também está previsto aumento nas vagas de pós-graduação, mestrado e doutorado. A partir de 2015 também deve haver contratação de novos professores para a instituição. A previsão é que o total de docentes passe de 147 para 300 até 2019.

    Atualização do ensino
    Paralelo ao projeto de expansão, a instituição vê a necessidade atualizar a grade curricular, com a proposta de densenvolver habilidades que garantam maior independência dos estudantes no mercado. Para os próximos anos, o ITA também estuda a viabilidade de centros de inovação dentro do instituto e no Parque Tecnológico de São José.

    "Queremos trazer mais cooperação internacional, com mais alunos passando tempo em universidades reconhecidas no exterior e novos conteúdos para serem ministrados nas salas de aula. Conteúdos de inovação, empreendedorismo e liderança", explica o pró-reitor.

    Fonte: G1

     

    Escreva o seu também