Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 28 Mar 2014
    Descubra como o hábito de escrever influencia no seu cérebro

    Descubra como o hábito de escrever influencia no seu cérebro

    Uma informação muito conhecida pelas pessoas é que a leitura pode melhorar o nosso cérebro. Mas você sabia que escrever também traz benefícios? Cultivar o hábito da escrita pode desenvolver a nossa concentração, aumentar a tranquilidade e diminuir o estresse. Confira esses e outras vantagens de escrever diariamente:

    1 - Concentração

    Quando nós escrevemos, estamos estimulando diretamente as células do sistema ativador reticular, que estão conectadas à parte do cérebro responsável pela capacidade de manter o foco. Elas conseguem analisar quais informações devem ser absorvidas e quais devem ser ignoradas.

    2 - Estresse

    O hábito da escrita tem um efeito muito parecido com a meditação no nosso corpo. Quando escrevemos, nos sentimos mais concentrados, nossos batimentos cardíacos diminuem e a respiração fica menos ofegante.

    3 - Memorização

    Ao escrever, conseguimos ativar áreas do cérebro responsáveis por transformar ideias em significados e, depois disso, em palavras. Esse processo, além de nos ajudar a colocar no papel nossos pensamentos, também facilita a memorização de informações. O lado negativo é que esse sistema é complexo e é necessário muito treino para que ele surja mais naturalmente.

    4 - Clichês

    Quer evitar pensamentos e ideias ultrapassadas? Comece a escrever mais. Uma pesquisa recente realizada por pesquisadores espanhóis mostrou que o cérebro reage de maneira diferente às palavras que sejam consideradas clichês e comuns. Ao entrarem em contato com conceitos menos triviais, o cérebro interagia de uma maneira totalmente diferente. Isso significa que ler e escrever utilizando várias técnicas pode ajudar você a ter ideias inovadoras.

    Fonte: Universia Brasil

     

    Escreva o seu também