Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 01 abr 2014
    7 dicas para se organizar e melhorar o desempenho nos estudos

    7 dicas para se organizar e melhorar o desempenho nos estudos

    Deveres de casa, provas, resultados, apostilas, formulários, guias de estudo e mais uma avalanche de informação e conteúdo. Ao organizar o material escolar e planejar as atividades de estudo, o aluno garante um melhor desempenho nos estudos e um gerenciamento mais eficiente do seu tempo.

    Abaixo apresentamos 7 dicas que poderão ajudar.

    1. Calendário

    Utilize um calendário mensal com espaço para anotações. Eles são mais flexíveis para inserir e remover notas, testes e materiais de leitura. Nele você deve planejar e agendar tempo para as atividades relacionadas à escola, como encontros, testes e tarefas de casa. Prefira fichários a cadernos espirais.

    2. Agendas

    Adquira planejadores ou agendas. Estudantes devem logo cedo criar o hábito do seu uso. Com uma agenda, fica fácil guardar e classificar, criar listas e lembretes para ajudar a organizar-se com os deveres de casa, data de provas, formulários para autorização etc.

    3. Organize seu tempo

    Não se comprometa com mais atividades do que é capaz de cumprir. Faça uma tabela do tempo que inclua suas principais atividades de estudo e tarefas escolares.
    Programe sessões de meia hora de estudos. Você absorve mais e não fica cansado. Não deixe para estudar para a prova em cima da hora.
    Determine quantas sessões de estudo você precisará e agende-as no seu calendário. Só então encaixe as atividades extras, levando em conta o tempo que leva para mudar de uma para outra.

    4. Utilize a tecnologia a seu favor

    Utilize ferramentas que otimizem sua produtividade. Seu computador, Tablet ou Smartphone podem ser um forte aliado para sua organização nos estudos. Aplicativos para anotações de texto e voz, alarmes, editores de texto, serviços de armazenamento virtual, agendas digitais, dicionários e tradutores, conversores etc, tudo isso, utilizado de forma consciente, irá ajudar a reduzir sua carga de trabalho e melhorar a administração do seu tempo.

    5. Organização dos papeis

    Eu sempre digo que Informação é poder! Mas apenas se você tem acesso a ela quando precisa. Aqui está o problema: Quando você não sabe o que fazer com um pedaço de papel, como um texto ou boletim por ex., e não há um lugar certo pra ser colocado, ele acaba se perdendo ou guardado de uma forma que dificulta muito que seja encontrado novamente. O segredo para ganhar o controle sobre seus papeis pessoais ou de estudos está no entendimento de que cada papel novo precisa de uma ação imediata, precisa ser guardado imediatamente e precisa de um lar permanente.

    6. Lista de Tarefas

    Não confie somente em sua memória. Tome nota de tudo, mas de forma organizada. Isso ajuda e facilita a recuperação das informações importantes, além de manter sua cabeça "limpa" para se concentrar no estudo, nas aulas e nas coisas realmente importantes.
    Faça também uma lista principal com tudo que tem que cumprir e transfira aos poucos para sua lista de tarefas diárias, riscando na lista principal o que já foi realizado.

    7. Não se atrase

    Se estudar de manhã, acorde cedo o suficiente para se aprontar para a escola sem pressa. Para ter certeza de que vai levantar, deixe o seu despertador do outro lado do quarto, assim você é obrigado a se levantar para desligá-lo.
    Uma dica que ajuda muito, é criar o hábito de antes de dormir deixar sua roupa e material escolar, preparados para o dia seguinte. Não saia para a escola no último minuto, leve em consideração o trânsito e outras circunstâncias que podem fazer você se atrasar.

     

    Fonte: Organize sua vida

     

    Escreva o seu também