Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 29 mar 2014
    Projeto Colecionando leituras - do 1º Ano ao 5º Ano

    Projeto Colecionando leituras - do 1º Ano ao 5º Ano

    "A leitura dá às crianças e aos jovens a oportunidade de vislumbrar um novo mundo onde a solidariedade, o amor e a esperança não são palavras fáceis dentro de um dicionário, mas sentimentos vividos.
    Giselda Laporto Nicolelis

    A leitura figura como um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-o um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe como sujeito participante tanto do processo educativo quanto do meio social em que está inserido. É o que sugere GOES (1990, p. 16):

    A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor re-age, re-avalia, experimenta as próprias emoções e reações.

    Partindo deste princípio compreendemos que a leitura deve ser vivenciada a partir da educação infantil, atuando como agente mediador entre a criança e a formação de sua personalidade, de sua concepção de mundo e a faz conhecer sentimentos próprios da humanidade.
    Compreendendo e concebendo a leitura em suas múltiplas formas como um instrumento facilitador e essencial no desenvolvimento do processo cognitivo e na compreensão de mundo da criança, o projeto "Colecionando leituras" tem como objetivo vivenciar diversas estratégias de leitura, com textos de diferentes gêneros que incluíram definitivamente a criança no mundo fascinante da leitura.
    Durante o Projeto, serão realizadas atividades relacionadas aos livros que foram lidos, como: redações, interpretação dos livros, oficinas e outras.

    É importante que os pais acompanhem seu(sua) filho(a) no Projeto, incentivando(a) na leitura.

     

    Fonte: CEMNAS COC

     

    Escreva o seu também