Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 22 set 2014
    Problemas para escrever? Conheça 5 dicas que vão te ajudar

    Problemas para escrever? Conheça 5 dicas que vão te ajudar

    Fazer uma redação interessante e adequada aos temas propostos é o principal desafio dos estudantes. Além de demonstrar conhecimentos amplos sobre o assunto, é ainda preciso expressar opiniões e revelar estilo para escrever.

    Para evitar os erros mais comuns na hora de escrever, confira as dicas que preparamos:

    Construa um bom repertório cultural

    Para enriquecer seus argumentos é imprescindível elaborar um raciocínio embasado por várias fontes. Procure se atualizar sobre as principais notícias do momento, acompanhando jornais e revistas, além de conhecer elementos da cultura como filmes e livros que podem facilitar na hora de estabelecer relações. Um exemplo de tema atual é a questão do Estado Islâmico, que poderia ser ilustrada com a história de Guerra ao Terror, filme que relata as reações americanas ao terrorismo no Oriente Médio.

    Chame a atenção

    O seu leitor ficará muito mais cativado se o texto prender sua atenção logo no primeiro parágrafo. Faça isso colocando os fatos em primeiro lugar e, em seguida, desenvolvendo seus pontos de vista. Quem estiver lendo com certeza se sentirá inclinado a descobrir aonde você quer chegar.

    Seja claro

    A melhor maneira de transmitir uma mensagem é fazê-lo diretamente. Evite rodeios, use uma linguagem clara e simples. Não apele para artifícios como adjetivação desnecessária e o uso frequente de advérbios como "muito".


    Menos é mais

    Frases longas costumam se tornar prolixas e tendem a confundir o leitor. O mesmo se aplica aos parágrafos muito extensos. Procure ser conciso, valendo-se da pontuação para garantir a coerência e o ritmo do texto. Além disso, fuja de repetições: são redundantes e podem arruinar a construção de seu argumento.


    Faça uma boa edição

    Reserve algum tempo para reler seu texto e garantir que ele esteja bem acabado. Certifique-se de que cada palavra de suas frases tem uma função específica e remova qualquer frase ou parágrafo que não seja essencial para o desenvolvimento de sua tese.

    Fonte: Universia Brasil

    Escreva o seu também