Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 26 set 2014
    Entenda quem é o seu leitor e escreva textos melhores

    Entenda quem é o seu leitor e escreva textos melhores

    Franz Kafka certa vez declarou que "a escrita é a solidão absoluta, a descida ao abismo frio de si mesmo". Mas, se você está à procura de dicas para melhorar sua escrita, não fique sozinho tentando encontrar novas técnicas. Reunimos 5 dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Confira a seguir:

    1 - Sem edição imediata

    Diferentemente do que muitas pessoas pensam, fazer correções enquanto você escreve seu texto não é benéfico porque você acaba perdendo o fluxo das ideias e metáforas que você quer trabalhar para atentar a questões mais objetivas e facilmente resolvidas numa segunda leitura, como concordância verbal e nominal. Por isso, primeiro redija um rascunho e depois faça a edição, afinal é mais fácil analisar os erros de um todo do que somente de uma parte.

    2 - Cada parágrafo no seu lugar
    O primeiro parágrafo determinará se o leitor continuará ou não a leitura do texto, de modo que estas frases iniciais devem ser interessantes e chamativas. Por outro lado, a conclusão, quando bem escrita, tem o poder de elevar a qualidade da redação como um todo. Por isso, não pense duas vezes: inicie o texto com o seu melhor parágrafo e termine-o com o segundo melhor trecho que você puder escrever. Outra dica importante é relativa à organização dos assuntos abordados. Reserve um parágrafo para cada argumento ou cada tópico do seu texto. Fazendo isso, você evita que o seu leitor tenha dúvida sobre o que está lendo.

    3 - Sente e faça

    Às vezes, a inspiração simplesmente não vem e você fica durante muito tempo apenas observando a tela branca do seu computador. Todos passam por isso, afinal não é fácil começar um texto do zero. Há solução para este bloqueio criativo? Sim. Colocar as mãos na massa implica em dar início ao processo criativo. Por isso, não perca tempo encarando o seu computador.

    4 - Quem é o seu leitor?

    Pensar em quem está lendo o seu texto é essencial para determinar o modo como você abordará o assunto, afinal você não escreve para crianças da mesma forma que escreve para adultos. Ter isso em mente é uma das chaves para redigir uma ótima redação.

    5 - Música é mais do que fonte de inspiração
    Ouvir a bandas e cantores nacionais é mais do que uma fonte de citações para confirmar seus argumentos ou dar um tom poético ao seu texto. Use as músicas para compreender o próprio idioma: rimas, ritmo e até a construção das sentenças. Este é um ótimo meio de compreender a sua matéria-prima, isto é, as palavras.

    Fonte: Universia Brasil

     

    Escreva o seu também