Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 18 ago 2014
    Tipos textuais

    Tipos textuais

    Quando o professor pede que você faça uma narração, você sabe quais elementos utilizar, certo? Como você sabe que narrar significa contar uma história, então escolhe as melhores palavras para construir seu texto. A narração é um dos cinco tipos textuais que estão predefinidos na língua portuguesa. Que tal conhecer os outros tipos, começando pela própria narração?

    ☺ Narração: A principal característica de uma narração é contar uma história, seja ela verdadeira ou não. Você pode utilizar elementos como tempo, espaço e personagens para deixar sua narrativa ainda mais interessante. É o tipo textual que encontramos nos contos, crônicas, fábulas, biografias etc.

    ☺ Dissertação: Esse é o tipo de texto que você pode escrever com a intenção de convencer alguém sobre suas ideias. Ser um texto opinativo é a principal característica de uma dissertação - tipo textual encontrado nos ensaios, cartas argumentativas, dissertações-argumentativas, editoriais etc.

    ☺ Exposição: Nesse tipo de texto, a principal característica é a apresentação de informações sobre um objeto ou sobre um fato através de uma linguagem clara e concisa. Ele é encontrado nos gêneros textuais reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário etc.

    ☺ Injunção: Com o uso dos verbos no imperativo, os textos injuntivos têm como finalidade ensinar, orientar ou instruir o interlocutor. Esse tipo de texto é encontrado nos manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais etc.

    ☺ Descrição: Os textos descritivos têm como objetivo descrever coisas, pessoas ou situações. Pode ser uma descrição objetiva ou subjetiva, sendo encontrada em textos literários, relatórios, atas, guias de viagens etc.

    Diferentemente dos gêneros textuais, que são vários e adaptáveis às nossas necessidades comunicacionais, os tipos são apenas cinco e servem de suporte para essa variedade de gêneros. Os tipos estão sempre prontos para receberem os gêneros, apresentando características bem definidas, tais como vocabulário próprio, relações lógicas, tempos verbais e construções frasais.

    Fonte: Escola Kids

    Escreva o seu também