Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 24 Nov 2014
    Entenda os impactos negativos dos sites de busca na educação

    Entenda os impactos negativos dos sites de busca na educação

    Não há dúvidas de que a internet, em especial os sites de busca, facilitam muito o ensino e a pesquisa em escolas e universidades. No entanto, o hábito de recorrer apenas a tais sites pode ser prejudicial aos estudantes. Isso acontece por diversos fatores, por exemplo, a ilusão de que sempre haverá uma resposta pronta, não importa qual seja a pergunta.

    Outro problema é que, em geral, os estudantes procuram a primeira resposta, não necessariamente a mais qualificada ou com a fonte mais confiável. Também é muito comum que os alunos voltem para a página inicial, ou abram novas abas no navegador, perdendo a fonte na qual pesquisavam.

    Existe também um fator prejudicial relacionado à própria lógica dos códigos. Ao procurar os sites que mais se relacionam com a pesquisa do usuário, frequentemente adotando critérios de popularidade e não de relevância, os sites de busca acabam se limitando. Por isso, é comum que não relacionem conteúdos interessantes às pesquisas.

    A solução está não no retorno aos métodos antigos de pesquisa, mas no uso de novas plataformas, que permitam que o usuário guarde os conteúdos e tenha acesso fácil a eles a qualquer momento, como os softwares StumbleUpon, Diigo, Pearltrees e Scoopit. Já quando se trata de pesquisas de imagens, o Pinterest também é uma ótima opções, pois permite que as pessoas criem seus próprios bancos de dados.

    Fonte: Universia Brasil

     

    Escreva o seu também