Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades que o CEMNAS traz para você

  • 30 jun 2014
    6 métodos para incentivar os seus filhos a lerem

    6 métodos para incentivar os seus filhos a lerem

    Ler traz inúmeros benefícios, especialmente na infância, onde nossa compreensão, caráter e raciocínio lógico estão sendo desenvolvidos. Esse hábito agrega em cultura, aumenta o vocabulário e ajuda a desenvolver a criatividade dos seus filhos, além de ser um hábito relaxante e que ameniza situações estressantes, ensinando a ter calma e ponderação.

    Comece lendo para eles

    Mesmo quando seus filhos ainda não sabem ler, você pode começar a despertar o interesse deles pelas histórias lendo para eles. Pesquisas mostram que quanto antes você começar, mais facilidade eles terão em seu desenvolvimento, inclusive ao se alfabetizarem. Além disso, esses estudos apontam que quanto antes você adotar essa estratégia, maiores serão as chances de eles se tornarem leitores assíduos. Portanto, inicie esse hábito desde cedo; além de ser uma interação bonita entre pais e filhos, os benefícios virão em breve.

    Respeite o desejo dos pequenos!

    Ainda que pequeno, seu filho já terá desenvolvido gostos próprios e tenderá a ler mais se essa apreciação for respeitada. O prazer é fundamental na aquisição de um hábito. Portanto, mesmo que ele prefira livros de super-heróis ou historinhas com menor grau de complexidade, incentive. Esse será só o início dessa trilha pelo universo bibliográfico. Com o tempo, ele partirá para outras obras que o agradem sem que você precise fazer algo.

    Frequente livrarias e bibliotecas

    Esse é um passo essencial para que os pequenos fiquem familiarizados com o universo da leitura. A partir do momento em que eles se sentirem à vontade nesse ambiente, passarão a frequentá-lo como uma extensão de sua escola ou casa. Faça desse um programa de fim de semana, um momento agradável pelo qual eles devem ansiar e curtir juntos em família. 

    Incentive-os a escrever

    Quem disse que seus filhos só podem ser leitores? Incentivando-os a também escreverem, você ajudará no aumento do vocabulário e na fluência com as palavras. Além disso, você pode observar o desenvolvimento cognitivo deles, o amadurecimento do raciocínio e também propor temas e melhorias. Crie seus pequenos escritores e surpreenda-se com quão criativos e admiráveis eles podem ser.

    Compre um dicionário infantil

    Se nós, mesmo adultos e com anos de leitura, ainda nos deparamos com vocábulos incompreensíveis, imagina quem está começando a se aventurar nesse universo. Um dicionário infantil os ensinará não só a expandir o vocabulário, como imprimirá neles o hábito da pesquisa e da busca por soluções. Esses dicionários são mais simples e lúdicos e muitos têm figuras ao lado das palavras.

    Seja você um exemplo!

    Não há maneira melhor de passar um hábito ou um conceito aos seus filhos do que através do poder do exemplo. Crianças sempre querem imitar os pais e isso facilitará todo o processo de como passar essa ideia a eles.

    Seguindo todas essas dicas, o caminho para ter leitores em casa, pessoas com cultura vasta e senso crítico, será encurtado. Além disso, são estratégias prazerosas que estreitar os laços com os seus pequenos. E não é isso que todos os pais desejam? Portanto, não perca mais tempo! Adote o quanto antes esses métodos.

    Fonte: Playdea educação

     

    Escreva o seu também